Domingo às 01 de Fevereiro de 2026 às 08:25:12
Saúde

Prefeitura anuncia novo prédio para Unidade de Saúde no interior, no bairro São Pedro

N Madeiras busca por áreas com plantação de pinus e eucalipto para compra e extração
N Madeiras busca por áreas com plantação de pinus e eucalipto para compra e extração
Prefeitura anuncia novo prédio para Unidade de Saúde no interior, no bairro São Pedro

Aconteceu na última terça-feira (20), na Escola Municipal Rural de São Pedro, no interior do município, uma audiência pública organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) para apresentar e discutir junto com a comunidade local o projeto de um novo prédio para a Unidade de Saúde (US) do São Pedro.

Com a presença do prefeito de Campo Largo, Maurício Rivabem e do presidente da Câmara de Vereadores, Alexandre Guimarães, a ocasião também teve uma votação dos moradores para o projeto que foi aprovado pela maioria dos presentes. Com isso, a Prefeitura Municipal anuncia o início das obras, previsto para a metade de fevereiro deste ano.

“Com grande alegria anunciamos essa novidade para a localidade de São Pedro, um passo importante para fortalecer a saúde pública e ampliar o acesso aos atendimentos dos moradores. A construção de uma infraestrutura ainda melhor para o trabalho dos profissionais da saúde levará atendimento adequado da comunidade, tranquilidade para pais e mães, facilidade para os idosos e trabalhadores, e mais qualidade de vida para que aquela comunidade siga resolvendo a vida na região onde mora”, destacou o prefeito.

O valor total licitado para a obra é de R$ 1.594.000,00, verba oriunda de proposta selecionada pelo Programa Novo PAC Saúde, do Ministério da Saúde. Projetada no padrão do Programa, o novo prédio da US São Pedro será construído próximo à Escola Municipal do bairro São Pedro (dentro do distrito São Silvestre), no terreno onde era o campo de futebol.

A nova US readequa o espaço e continuará focada na Atenção Primária à Saúde, contando com uma equipe de profissionais médicos, equipe de Enfermagem e saúde bucal, além de Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Ela será de Porte I, indicada como porta de entrada estratégica do Sistema Único de Saúde (SUS) em bairros ou regiões com menor população, garantindo que a população campo-larguense do interior siga acessando todos os serviços da saúde municipal na própria localidade. Atualmente esta unidade conta com mil pessoas cadastradas.

Segundo Luiza Marochi Almeida, secretária de Saúde do município, “esta nova estrutura planejada para a Unidade de Saúde São Pedro, no interior, qualificará nossos atendimentos de Atenção Primária do SUS. Dentro dela serão oferecidos diagnóstico precoce, prevenção, tratamento e atenção integral à comunidade”. Ela prevê para o local uma equipe de saúde da família que deverá atender até 3 mil pessoas cadastradas na área de abrangência.

 

Entenda

Segundo a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), os portes das unidades são definidos pela quantidade mínima de equipes de saúde da família. O porte reflete o grau de complexidade e capacidade operacional da unidade.

O projeto já passou pela tramitação no departamento de Arquitetura, vinculado à SMDU, e também já teve o processo licitatório finalizado, seguindo agora para o início da execução da obra que será feita pela KMS Incorporadora, construtora sediada em Campo Largo. Sendo assim, continue acompanhando as próximas etapas deste novo equipamento público nos canais oficiais da Prefeitura Municipal.

Foto: Paloma Bueno