Terça-feira às 06 de Maio de 2025 às 09:06:19
Policial

15% dos presos da Colônia Penal não voltaram depois das festas

15% dos presos da Colônia Penal não voltaram depois das festas

03-01-2011

A primeira parcial do número de presos do regime semiaberto do estado do Paraná da Colônia Penal Agrícola (CPA), em Piraquara, beneficiados pelo indulto concedido nas festas de final de ano, mostra que dos 1.324 presos que saíram no dia 23 de dezembro, 204 não voltaram até o final da tarde deste domingo (2). O número representa 15% do total de presos beneficiados pela lei e foi levantado por fontes da Banda B junto ao sistema penitenciário. O Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) só deverá divulgar os números finais na próxima quarta-feira (5) quando retornam os presos do interior do estado e termina o prazo limite de três dias para retorno depois do prazo, desde que o interno apresente justificativa.

Os presos que não retornaram até o prazo estipulado poderão retornar à prisão, mas terão que ter uma justificativa aceita pelo Poder Judiciário para que não percam o direito ao regime semiaberto e à progressão de pena. Quem não se reapresentar será considerado como foragido da justiça.

No ano passado, dos 1.853 presos do regime semiaberto que saíram para as festas de final de ano nas quatro unidades do estado (Colônia Penal Agrícola, em Piraquara, Centro de Regime Semiaberto Feminino de Curitiba, Centro de Regime Semiaberto de Ponta Grossa Centro de Regime Semiaberto de Guarapuava), 80 não retornaram, o que representou 4,3% dos beneficiados. Em 2008, a evasão foi de 8,3%.

Crimes

Nem sempre o objetivo é ressocializar os presos do semiaberto oferecendo o benefício de passarem as festas com a família, é atingido. No último dia 30, o preso Anderson Antônio Cidra, 38 anos, interno da CPA, resolveu conseguir dinheiro assaltando, mas acabou preso em flagrante. Segundo a polícia, Anderson tentou assaltar duas mulheres em um ponto de ônibus, na Rua Luiz Ronaldo Canalli, no Campo Comprido, em Curitiba. Ele as abordou afirmando que estava armado. No entanto, as mulheres se recusaram e o suspeito deu um tapa no rosto de uma delas. Indignado, o marido da vitíma, percebeu que o suspeito não estava com arma, e partiu para cima do condenado, entrando em luta corporal com ele. Outros populares que acompanharam a cena ajudaram o homem e acabaram imobilizando Anderson até a chegada da polícia.

Na semana anterior, o também interno da CPA Crisielmo Rodrigo Serbelo, de 31 anos, assaltou uma residência em Curitiba e acabou detido. Ele e mais dois homens armados com pistolas, renderam uma família dentro de uma residência no Bacacheri e levaram o carro das vítimas, um Fiat Palio, além de diversos objetos. No entanto, Crisielmo esqueceu sua carteira de identidade no veículo, facilitando o trabalhando da polícia, que rapidamente identificou o ladrão.