Campo Largo receberá R$ 50 milhões em investimentos por meio do programa “Asfalto Novo, Vida Nova”, na maior transferência de recursos da história do município em relação ao Estado, por meio da Secretaria das Cidades do Estado do Paraná. A reunião de anúncio aconteceu no Gabinete, com a presença do prefeito Mauricio Rivabem, do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Alexandre Curi, do secretário de Estado das Cidades, Guto Silva, e de demais autoridades.
“Nós acompanhamos a evolução de Campo Largo, fruto de muito trabalho desenvolvido na cidade. É importante saber que este programa, o ‘Asfalto Novo, Vida Nova’, foi idealizado pelo próprio governador Carlos Massa Ratinho Junior, que solicitou o cálculo de quanto custaria asfaltar todo o Paraná e deu início a essa jornada. A iniciativa surgiu do reconhecimento das necessidades da população. Não podemos permitir que uma criança que use sacolas nos pés em dias chuvosos para não sujar o tênis ao ir à escola, em um estado próspero como o Paraná. Cada metro quadrado de asfalto é investimento, pois eleva a autoestima, estimula melhorias nas casas, nos comércios e gera valorização. Muda tudo”, pontuou o secretário Guto Silva.
À Folha, o secretário explicou ainda que o projeto inclui acessibilidade, com construção de calçadas e acessos, iluminação em LED, galerias pluviais e um amplo plano de urbanização, que também contempla ações de sustentabilidade. “Embora haja redução da permeabilidade do solo, compensamos com práticas ambientais, como plantio de árvores e soltura de peixes em rios. Este é o maior programa de urbanização da América Latina – em volume e agilidade – e também será executado em Campo Largo.”
O deputado Alexandre Curi ressaltou que a reunião realizada reflete o trabalho desempenhado no município. “Os prefeitos que governarão entre 2025 e 2028 serão privilegiados, pois viverão o melhor momento da história do Paraná. É uma oportunidade única: a liberação de um recurso de pavimentação nesse volume não acontece em nenhum outro estado do país”, destacou. Ele acrescentou que Campo Largo está em pleno crescimento, com grandes empreendimentos e a duplicação da rodovia prevista, exigindo grandes investimentos em infraestrutura.
O presidente da Alep também lembrou do investimento realizado no município com a contratação do projeto da PR-090 (Estrada do Cerne), anunciado em abril. Já adiantou, ainda, que mais recursos devem chegar por meio do programa Pavimentação Rural, com importantes obras de ligação entre municípios da região.
Para o prefeito Mauricio, a meta é sempre promover o crescimento de Campo Largo, com a união entre Estado e Município gerando resultados concretos para a população. “Há muitas ruas em Campo Largo onde as pessoas ainda convivem com poeira e buracos. Agora, vamos devolver dignidade a essas pessoas. Agradeço a todos os presentes, pois estamos colhendo os frutos de um trabalho iniciado há anos – ainda na gestão do ex-prefeito Marcelo Puppi.”
À Folha, o prefeito destacou que o recurso é livre, ou seja, não gera ônus para o município, além de possibilitar a entrega de asfalto de qualidade à população. “Nos últimos anos, essa tem sido uma das premissas do nosso trabalho. No último mandato, asfaltamos completamente pelo menos oito bairros, e agora estamos avançando para cobrir toda a área urbana.”
Ele afirmou ainda que a expectativa é asfaltar entre 25 e 30 km com este novo recurso. No entanto, a cidade ainda precisa pavimentar cerca de 100 km. A meta é concluir a pavimentação de toda a malha urbana até o fim do mandato.
O presidente da Câmara Municipal, Alexandre Guimarães, destacou que os vereadores são o primeiro contato da população com o poder público. “Será muito gratificante levar essa notícia a quem espera há anos por asfalto. Eu assino cerca de 75 ofícios por semana, somando praticamente 300 solicitações por mês, todas com as demandas da população, que encaminhamos ao Executivo. Agora, teremos a oportunidade de mostrar que o trabalho conjunto entre Legislativo, Executivo e Estado está trazendo resultados reais para melhorar a qualidade de vida.”
Asfalto Rural e Parque de Exposições
Outras novidades apontadas pelas autoridades foram o Asfalto Rural, que visa pavimentar ruas fora das áreas urbanas e que fazem ligação com outras cidades, como Araucária, Campo Magro, entre outras, melhorando a acessibilidade e fomentando o turismo regional.
Em relação ao Parque de Exposições, as questões ambientais ainda estão em tratativas. No entanto, o prefeito já anunciou que o espaço terá mais de três alqueires e será destinado à realização de grandes eventos e ao contato com a natureza. O parque deverá ser instalado na região do Retiro.