Quarta-feira às 16 de Julho de 2025 às 05:58:28
Geral

Floresta Nacional do Açungui

02-07-2010

Em reunião realizada na quinta-feira (24) na sala de reuniões da sede do Governo de Campo Largo, foi criado o Conselho Consultivo da Floresta.

Floresta Nacional do Açungui

02-07-2010Em reunião realizada na quinta-feira (24) na sala de reuniões da sede do Governo de Campo Largo, foi criado o Conselho Consultivo da Floresta Nacional do Açungui (Flona). Participaram da reunião 19 pessoas, representando 15 instituições preocupadas com a preservação ambiental.

Entre os participantes esteve o secretário municipal de Desenvolvimento Rural de Campo Largo, Lino Petry. A reunião foi coordenada pelo gestor da Flona, engenheiro agrônomo Walter Steenbock. Flona
A Flona do Açungui foi criada através da Portaria 559/68. Localiza-se no interior Campo Largo, distrito de Três Córregos, no km 64 da antiga Estrada do Cerne, a 50 km da cidade. Sua estrutura administrativa é composta por escritório, alojamento, auditório e um veículo. Possui uma área de 728,78 ha apresentando relevo ondulado e bastante acidentado, com uma temperatura média anual de 15ºC e geadas frequentes no inverno. A precipitação média anual situa-se entre 1250 e 2500 mm, com distribuição uniforme durante todo o ano.
    Possui reflorestamento de Araucária Angustifolia em 383,20 ha e Pinus sp em 15,30 ha, o restante é constituído de mata nativa com erva-mate, cedro, canela, angico, pau-jacaré e bracatinga. Na fauna, encontra-se com freqüência a Gralha Azul, a Cotia, o Tatu, o Veado e Serelepe. A Flona tem por objetivo a exploração racional da madeira produzida nas áreas de reflorestamento e, para isso possui também um viveiro de mudas florestais e ornamentais, e uma infra-estrutura de serviços que permite o aproveitamento de sub-produtos como o mel e a erva-mate.
    Presenças - Participaram da reunião Walter Steenbock, Lino Petry, Vilson Sonda, Caio P.S. de Medeiros, Vilmar Agostinho Sergiki, Carlos Alberto S. Mazza, Maria Cristina M. Mazza, Rosemari Gasparin, Dirlei Edson dos Reis, José Ferreira da Luz, Karina Ferreira de Barros, Sérgio Bazileo, Corina Alessandra B.C. Ribeiro, Ana Rita Hernin do Amaral, Bethânia Cristina Maymann, Dayana Almeida, Pedro Oliveira de Souza, Nei Roberto M. Plawiak, e Luís Cláudio Bona.