Morre primeira criança no mundo a receber uma traqueia artificial
09/07/2013
Fonte:G1.com
Foto:Jim Carlson / AP
A coreana Hannah Warren, de dois anos, primeira criança no mundo a receber uma traqueia artificial feita a partir de suas próprias células-tronco, morreu neste sábado vítima de complicações relacionadas ao uso do equipamento. A notícia foi divulgada neste segunda feira, em comunicado oficial, pela diretoria do Hospital Infantil de Illinois, que acompanhou o tratamento. Hannah faria três anos em agosto.
“Após a cirurgia bem sucedida, em 9 de abril, apesar de todos os esforços, Hannah não conseguiu superar problemas de saúde. Nossos sentimentos estão agora com a família Warren”, apontou o comunicado.
Segundo os médicos, embora a traqueia artificial estivesse funcionando bem, a função pulmonar de Hannah diminuiu com o tempo. “Estou de coração partido”, disse Darryl Warren, pai da criança, ao site inglês ABC.
Na página criada em homenagem à menina, para captação de recursos para ajudar crianças com problemas de saúde, a mãe de Hannah, Young-Mi, assinou um comunicado no qual escreveu: “Ela (Hannah) está livre agora e, com suas asas de anjo, irá realizar mais milagres no céu”.
Hannah, nasceu com agenesia traqueal, um defeito de nascença raro e, geralmente, fatal. Em abril, os médicos do Hospital Infantil de Illinois, nos Estados Unidos, implantaram nela a traqueia artificial.
Embora transplantes do órgão tenham sido feitos antes, Hannah foi a primeira criança a receber um traqueia feita a partir de engenharia de tecidos, desprovida de quaisquer células de doador, de acordo com o Hospital Infantil de Illinois.
Na época, o cirurgião Paolo Macchiarini, professor de cirurgia regenerativa no Instituto Karolinska, em Estocolmo, na Suécia, disse que o transplante cruzou fronteiras, eliminando a necessidade de um doador humano e uma vida de drogas imunossupressoras.
“Embora a medicina regenerativa esteja ainda em seus estágios iniciais para os pacientes pediátricos, o progresso está acontecendo. Hannah e os médicos que cuidaram dela trouxeram um novo avanço para a área”, afirmou o comunicado do hospital.
Macchiarini e sua equipe têm transplantado traqueias artificiais desde 2008. Hannah foi a paciente mais jovem a receber uma traqueia artificial feita a partir de suas próprias células-tronco.