23-03-2010
Os roubos ou furtos de veículos vêm crescendo assustadoramente em todo o País. Em Campo Largo o quadro segue esta tendência.
23-03-2010
Os roubos ou furtos de veículos vêm crescendo assustadoramente em todo o País. Em Campo Largo o quadro segue esta tendência e tem assustado os proprietários, pois os bandidos não tem hora e local para agirem, mesmo com o trabalho preventivo feito pela Polícia Militar e Guarda Municipal e as câmeras de segurança instaladas nas principais ruas do centro da cidade.
De 1º de janeiro deste ano até esta segunda-feira (22 de março), marginais levaram 36 veículos (entre carros e motocicletas). Foram 25 furtos e 11 roubos. No mês de janeiro foram furtados 5 carros e duas motocicletas e roubados 3 carros e uma motocicleta. Em fevereiro os marginais furtaram 6 carros e duas motocicletas e roubaram 3 carros. Neste mês de março já aconteceram 9 furtos de carros e de uma motocicleta e o roubo de 3 automóveis e uma motocicleta.
Cemitério
Por outro lado foram recuperados neste mesmo período 24 veículos, entre carros e motocicletas. Porém nem todos, são aqueles furtados ou roubados no município. Não é de hoje que Campo Largo virou um ponto ideal para marginais "desovarem" veículos, devido a região ter várias vias de acesso a saída para outros municípios como Curitiba, Araucária, Campo Magro, Balsa Nova, Castro, Ponta Grossa e Itaperuçu.
Dicas de segurança contra furtos e roubos
Para evitar que você seja vítima dos "amigos do alheio", a Polícia recomenda alguns cuidados.
Furtos
Coloque travas de segurança no carro. Existem modelos que impedem os assaltantes de passar marchas, mover a direção e o pedal. Outros sistemas de travas cortam o fluxo de combustível. Evite estacionar em locais desertos. Na dúvida, prefira pagar um estacionamento. Não deixe bolsas, sacolas plásticas ou objetos de valor dentro do carro. Com o som, o ideal é guardá-lo momentos antes de estacionar, para evitar indicar a assaltantes que seu carro possui som automotivo. Evite deixar armas e documentos no porta luvas Para quem tem o carro furtado, o ideal é ligar para a polícia e fazer uma busca imediata em um raio de três quilômetros da vizinhança, especialmente pelas ruas menores e/ou menos movimentada
Roubos
Evite acionar o alarme à distância. Isso indica para qual carro você está se dirigindo, favorecendo a ação dos bandidos. À noite, evite parar em sinais. Prefira diminuir a velocidade para ganhar tempo de o sinal abrir. Se preferir, estacione distante dos sinais e fique atento à chegada de pessoas em moto, de bicicletas ou a pé. Caso seja abordado, realize movimentos suaves e fale com tranquilidade aos assaltantes todos os movimentos que irá realizar, como desligar o veículo, baixar a mão para retirar o cinto de segurança ou abrir o carro. Com um movimento brusco, o bandido pode acreditar que você tentará pegar uma arma.