Sexta-feira às 09 de Maio de 2025 às 08:55:27
Policial

Pistolas Taser

28-04-2010
A Guarda Municipal de Campo Largo, começou a utilizar nesta quarta-feira (28), seis pistolas M26 TASER, armas não letais que utiliza de descarga elétrica.

Pistolas Taser

28-04-2010

A Guarda Municipal de Campo Largo, começou na quarta-feira (28) a utilizar seis pistolas M26 Taser, armas não letais que utiliza descarga elétrica como forma de imobilizar suspeitos em abordagens. A cidade será a terceira no Paraná a utilizar a arma. São José dos Pinhais e Araucária já utilizam o equipamento.

Treinamento
De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, Benedito Facini, que participou da entrega das armas a corporação, para usar a arma, os guardas receberam treinamento dos fabricantes. O secretário participou do curso e teve a sensação de ser atingido pelo equipamento e garante que a arma não oferece nenhum risco para pessoas que tem algum problema cardíaco. "Recebi o choque e não passei por nenhuma dificuldade, além da imobilização momentânea", disse o secretário. Facini adiantou ainda que a Prefeitura deve adquirir em breve mais seis ou 10 pistolas", concluiu o secretário.

Durante ainda a entrega, houve uma demonstração para a imprensa, onde um dos guardas acabou sendo atingido por um disparo. Após ficar sem mobilidade, em poucos segundo ele se levantou e voltou ao normal, reclamando apenas de um pequeno amortecimento na perna atingida.

Sistema de segurança
O secretário explicou ainda que a arma possui ainda um sistema de segurança que registra o histórico de uso, contendo as datas, números e durações dos disparos: "O que coíbe o mau-uso do dispositivo, já que é possível a identificação do guarda que estava autorizado a portar a arma naquela data e horário", relata o secretário.

Armas letais
Sobre as armas letais, que a Guarda Municipal vai receber em breve, o secretário disse que a documentação para a liberação do porte das armas já foi encaminhada à Polícia Federal. "Dentro em breve, os guardas deverão ter a sua disposição estes armamentos", explicou Facini. Por outro lado o secretário frisou que durante a noite e madrugada as equipes estão utilizando espingardas calibre 12 e para isto passaram por cursos de manuseio destas armas de grosso calibre.