19-07-2010
Na tarde desta segunda-feira (19), policiais militares prenderam Hélio Paulo Riticio (24), que encontrava-se foragido desde janeiro deste ano.
20-07-2010
Na tarde desta segunda-feira (19), policiais militares do Grupo Tático da 3ª Companhia de Polícia Militar (sargento Santos, Cabo Sandro e soldado Moreira) prenderam em uma residência na Estrada Dom Rodrigo, Itaboa, Hélio Paulo Riticio (24), que encontrava-se foragido da Colônia Penal Agrícola (CPA) desde janeiro deste ano.
Hélio estava preso por roubo e após ficar sabendo que havia sido condenado a 28 anos por envolvimento em um crime de latrocínio (roubo seguido de morte) no ano de 2007, na localidade de São João do Povinho, fugiu da CPA. Neste tempo que esteve em liberdade, Hélio, segundo policiais militares, teria participado de um assalto contra o Posto Mariental, no bairro do Itaqui.
Latrocínio
O crime de latrocínio que teve envolvimento de Hélio aconteceu no dia 25 de fevereiro de 2007 e teve como vítima o aposentado João Paulino dos Santos (81), que foi morto por estrangulamento. Além de Hélio participaram deste crime, outras duas pessoas, que são pai e filho. Um deles vendia pães na região e sabia que João guardava dinheiro na moradia.
De acordo com informações de policiais, após matar o aposentado, o trio agrediu a esposa dele exigindo que ela contasse onde estava o dinheiro, que João guardava em casa. A mulher desmaiou e o trio fugiu levando R$ 807,00 em dinheiro que estava dentro de um pacote de fumo.
Prisão
No dia 14 de março de 2007, os investigadores da Delegacia de Campo Largo, Juscelino Bayer e Marcos Antonio Gogola prenderam Hélio e os outros dois acusados. Ao serem levados para a delegacia, pai e filho confessaram a participação no roubo e acusaram Hélio de ter cometido o assassinato. Porém, Hélio negou o crime. Duas armas utilizadas no assalto foram apreendidas, uma garrucha antiga e um revólver calibre 38.