Sexta-feira às 09 de Maio de 2025 às 02:22:38
Geral

Temporal deixa rastro de destruição em Balsa Nova, com residências, instituições e comércios atingidos

A madrugada desta terça-feira (25) começou com tempestade e muitos estragos em Balsa Nova.

Temporal deixa rastro de destruição em Balsa Nova, com residências, instituições e comércios atingidos

A madrugada desta terça-feira (25) começou com tempestade e muitos estragos em Balsa Nova. Ao passar pela cidade, cenários de verdadeira destruição em casas e equipamentos públicos como escolas, terminal, Cras, e também estabelecimentos comerciais. Um supermercado no Centro, que ficou destelhado, sofreu grandes prejuízos, sendo quase que completamente destruído, alagado e perdeu muitas mercadorias. Os bairros mais atingidos foram a região da Sede/Centro, Loteamento Bonassoli e Moradias Iguaçu, onde vivem mais de três mil pessoas.

Por enquanto as equipes estão dedicadas em realizar o cadastramento e avaliação dos casos. A Defesa Civil do Paraná já está a caminho para auxiliar neste momento.

“Recebemos as informações já no final da madrugada e início da manhã sobre os estragos. Já percorremos várias regiões da cidade e agora estamos concentrados em fazer os cadastramentos na frente da Prefeitura e em bairros mais atingidos, para que tenhamos a dimensão. A Defesa Civil chegou à cidade para estudarmos como ajudaremos a nossa população e a Sanepar já está trazendo um gerador de energia para retornar o abastecimento e a Copel está com o triplo de equipes trabalhando em Balsa Nova para solucionar a questão de falta de luz”, destacou o prefeito Clevinho Poleto em entrevista à Folha.

A secretaria de Educação Ieda Maria Andreassa Portela Franco disse em entrevista à Folha que percorreu todas as escolas da região e que algumas estão sem aula. Na Escola Municipal Padre Boleslau Liana houve registro de uma janela inteira quebradas. Em demais escolas também foram verificadas árvores danificadas, água em salas de aula que entraram pelas janelas, calhas, computadores e quadradas também prejudicados. Também ficaram sem aula nesta terça-feira a Escola Especial Zilda Arns, a Escola Municipal Joaquim Ribas e o CMEI Brincando e Criando, principalmente por conta da falta de luz e água. A expectativa é que as aulas normalizem nesta quarta-feira (26), mas os pais e responsáveis estão sendo avisados pelas instituições de ensino. O transporte escolar também não aconteceu nesta terça pela manhã, porque não conseguia sair da garagem.
 
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Balsa Nova foi seriamente atingido pelas chuvas. O local, que atende por mês em média 335 pessoas em situação de hipossuficiência, está sem internet e sem luz, por enquanto sem previsão de retorno aos atendimentos. As telhas foram arrancadas, o que fez com que muita água entrasse em várias salas do equipamento público, sobre computadores e materiais didáticos. A cerca, colocada há poucos dias, também foi arrancada.



Os atendimentos para quem precisa de materiais, como lonas, por exemplo, estão sendo direcionados na Prefeitura de Balsa Nova, sendo realizados pela Defesa Civil e pela Secretaria de Assistência Social do Município.

Uma loja ao lado do Terminal de Balsa Nova também foi seriamente atingida, ficando com o telhado retorcido em torno de um poste quebrado. No entorno, árvores também foram atingidas pela tempestade. Pela manhã, máquinas trabalhavam na região e o trânsito estava bloqueado no entorno.

No Loteamento Bonassoli, a moradora Silvana contou que acordou com a tempestade às 3h30. “Moro aqui há sete anos, tinha trocado por telhas ecológicas a cobertura da minha casa, mas as telhas rasgaram com a força do vento e a antena dobrou. Tinha água no meu calcanhar de madrugada. Nós começamos a tirar micro-ondas, televisão, eletrodomésticos e colocar nos guarda-roupas para proteger da água. Hoje pela manhã não pude nem ir trabalhar. Estamos sem luz, sem bateria no celular e sem internet. Está bem complicada a situação.”