18-10-2010
Um fuga de presos do 1º Distrito Policial, na rua André de Barros, movimentou o Centro de Curitiba na tarde deste domingo. Dos 25 presos, nove conseguiram fugir. Por volta das 17 horas, eles serraram as grades e pularam no pátio da Delegacia de Vigilância e Capturas (DVC), que fica ao lado. Logo em seguida, arrombaram a porta que dá acesso à rua e escaparam.
A fuga só não foi maior porque moradores alertaram guardas municipais que chegavam no distrito levando uma pessoa flagrada furtando chocolates em uma loja. Imediatamente, policiais conseguiram impedir outras fugas.
Dos nove fugitivos, dois foram recapturados a poucos metros da delegacia e um terceiro foi detido a algumas quadras, na Avenida Visconde de Guarapuava. Permanecem foragidos: Cristiano Matos Lopes, 31 anos; John F. da Sillva Martins, 28; Juliano de Souza, 27; Gabriel Ribas Sanos, 24; Valter Pereira da Sila; Diogo Cit dos Santos, 22 anos. Este último é apontado pela polícia como o mentor da fuga. Diogo foi preso no úlimo dia 10, depois de roubar uma loja no centro de Curitiba. Em 2008, ele é acusado de ter partcipado do roubo ao comitê de campanha de Beto Richa, que, na época, disputava a reeleição na prefeitura.
Aviso
Durante a contagem feita nas celas pela manhã, a plantonista ouviu dos presos que, caso alguns deles não fossem transferidos, uma fuga iria acontecer. A ameaça foi registra no livro de plantão do 1º DP.
Não existe carceragem no 1º Distrito Policial. Há duas celas que deveriam abrigar apenas provisoriamente presos durante o registro do flagrante. Na prática, os detidos ficam ali mesmo sem condições ideiais.
Até às 18 horas, seis presos continuavam foragidos.
Fonte:BandaB