Domingo às 05 de Outubro de 2025 às 10:14:52
Opinião

Alça de mira

Alça de mira

Desmatamento ilegal
A cidade de Balsa Nova é uma das cidades paranaenses que não tiveram alertas de supressão vegetal identificada conforme aponta o Relatório Anual do Desmatamento (RAD) do MapBiomas, apresentado neste mês. A pesquisa indicou ainda que o Paraná teve a terceira maior redução de desmatamento do Brasil no ano passado, com queda de 64,9%. Campo Largo não aparece na lista com os municípios que tiveram desmatamento ilegal zero em 2024.

Já se vacinou?
O aumento de casos de Influenza A no Paraná levou a Secretaria de Saúde a reforçar a importância da vacinação. O vírus, que representava 0,5% das amostras em janeiro, chegou a 30,5% em maio, superando o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Juntos, Influenza e VSR respondem por mais da metade dos testes positivos. Em 2025, já foram confirmados 611 casos e 56 mortes por Síndromes Respiratórias Graves ligadas à Influenza. Ao todo, o Estado soma 9.255 casos e 436 mortes por SRAG. A vacina está disponível para todos nas unidades de saúde.

Novos leitos
O Governo do Estado autorizou a abertura de 48 novos leitos nas regiões de Campo Largo, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu. O Hospital Infantil Waldemar Monastier receberá, a partir de segunda-feira (02), 20 novos leitos de internação pediátrica clínica, específicos para o atendimento de crianças com Síndrome Respiratória Aguda Grave. A unidade é referência estadual no atendimento infantil.

Monitoramento de agressores
O Paraná lançou o projeto-piloto de Monitoração Eletrônica Simultânea (MES), dentro do Programa Mulher Segura. A iniciativa permite o monitoramento em tempo real da vítima e do agressor, facilitando ações rápidas das forças de segurança em caso de descumprimento de medidas protetivas. Vítimas receberão celulares e agressores receberão tornozeleiras eletrônicas, conforme decisão judicial. A participação é voluntária, e o projeto terá duração inicial de um ano, com possibilidade de prorrogação por até cinco.

35 anos do Siate
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) realizou, em âmbito estadual, uma solenidade em comemoração aos 35 anos do Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), destacando a importância do serviço e homenageando profissionais que contribuíram para sua evolução. Em Campo Largo, a equipe da Folha acompanha de perto o trabalho sério e dedicado desses profissionais, que não medem esforços para salvar vidas todos os dias. Parabenizamos o Siate e todos que fazem parte desse serviço essencial, que exerce um papel fundamental em prol da sociedade.

Pra pensar na cama
"Nunca ande pelo caminho traçado, pois ele conduz somente até onde os outros já foram”, Alexander Graham Bell.