A 4ª Edição Dia da Troca Consciente, que aconteceu na tarde do último sábado (09) na Praça Getúlio Vargas (“Praça do Museu”), foi um exemplo de conscientização das pessoas que participaram. Ao todo, mais de 700 quilos de resíduos foram recolhidos pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), em troca de 400 mudas doadas.
“Essa participação nos alegra porque revela uma manutenção do interesse e da adesão da população à reciclagem, como já visto nas edições anteriores. E nos motiva a continuar no caminho da mudança de hábito, de pensar na correta destinação dos resíduos que geramos diariamente. Todo esse montante poderia estar indo para o aterro sanitário, por exemplo, e agora terá o destino correto que não prejudicará o meio ambiente”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Thiago de Lima Teixeira.
A equipe da SMMA esteve durante toda a tarde na praça recebendo resíduos como pneus, lâmpadas, medicamentos, perfurocortantes, óleo e outros recicláveis. Foram arrecadados 107 quilos de resíduos recicláveis, 100 litros de óleo de cozinha, e só de pneus foram 520 quilos - uma caçamba cheia.
Todo o material reciclável arrecadado na ação foi distribuído para as associações de catadores cadastradas no município e complementará a renda daqueles que têm na reciclagem a base do seu sustento. Parceiros da SMMA também farão o descarte ambientalmente correto dos demais resíduos.
Novos lares
Na mesma ocasião também aconteceu uma feira de adoção responsável de animais, realizada pela Secretaria Municipal em parceria com as associações protetoras do município. Quatro cães foram adotados e já estão com os novos tutores. O município também recebeu a doação de 15 quilos de ração para cães, durante a ação, e esse montante foi destinado ao Banco de Ração Municipal que atende os protetores cadastrados de Campo Largo.
A Prefeitura Municipal agradece a adesão dos moradores e incentiva a continuidade do descarte consciente e correto de resíduos no dia a dia. O município conta com diversos pontos de entrega voluntária, onde as pessoas podem descartar corretamente seus materiais, inclusive nos grandes comércios.
Foto: Gabriela Portela