Domingo às 01 de Fevereiro de 2026 às 01:05:35
Geral

Cães da SOS 4 Patas entram em campo com jogadores do Coritiba para promover campanha do Setembro Caramelo

N Madeiras busca por áreas com plantação de pinus e eucalipto para compra e extração
N Madeiras busca por áreas com plantação de pinus e eucalipto para compra e extração
Cães da SOS 4 Patas entram em campo com jogadores do Coritiba para promover campanha do Setembro Caramelo

Uma ação que emocionou ainda mais os torcedores do Coritiba e também os amantes de futebol foi promovida na noite da última sexta-feira (12), durante a partida entre o Coxa e o Goiás, pelo Campeonato Brasileiro – Série B 2025, no Estádio Major Couto Pereira, em Curitiba. Uma verdadeira seleção de cães caramelo entrou em campo acompanhada pelos jogadores do clube, para promover a conscientização sobre a adoção responsável e também a campanha do Setembro Caramelo.
“Nós já vínhamos conversando com o marketing do Coritiba desde 2024. Eles têm o Caramelo Alviverde, um cachorro que o clube adotou e vive no estádio. Em setembro é o aniversário de adoção do Caramelo Alviverde, então o clube realiza essa campanha durante todo o mês. Neste ano, eles decidiram reverter em benefícios para a SOS 4 Patas, inclusive permitindo a venda de materiais da associação no estádio, a doação dos valores arrecadados com a venda das pelúcias do Caramelo Alviverde, doações de rações e também o leilão das camisetas autografadas dos jogadores”, explica Mariane Mazzon, presidente da SOS 4 Patas.
A ação foi admirada por fãs do futebol em todo o país, sendo destaque inclusive na mídia nacional. Para Mariane, essa foi uma grande oportunidade de dar visibilidade ao trabalho desempenhado pela associação, ampliando ainda mais as possibilidades de adoção consciente e de doações direcionadas ao fortalecimento das ações da ONG campo-larguense.
“Para este momento, nós tivemos que fazer uma ‘seleção’ de cães que conseguiriam se adaptar a todo o ambiente. Realizamos com eles, em parceria com a K9 que atende o instituto, um adestramento de duas semanas, que envolveu trabalhos voltados a acostumá-los com barulhos altos, presenças de pessoas estranhas e um ambiente lotado. Eu confesso que estava bastante receosa, mas deu tudo certo. Entraram em campo seis adultos e cinco filhotes, e tínhamos mais quatro cães adultos de reserva. Foram 20 pessoas acompanhando, cada uma responsável por um animal, para dar a devida atenção”, reforça.
Ela comenta que toda a equipe do Coritiba e os jogadores foram muito atenciosos e carinhosos com os animais. A ação já rendeu frutos: um dos cães que estava há mais tempo na associação, já idoso, foi adotado. Além disso, jogadores também demonstraram interesse em adotar.



Instituto hoje
Mariane comenta que a grande dificuldade do instituto são as altas dívidas com clínicas veterinárias. Somente em 2025, elas somam cerca de R$ 500 mil. Atualmente, a construção na chácara onde vivem aproximadamente 200 animais está parada. No total, são mais de 500 cães sob os cuidados da SOS 4 Patas, sendo que grande parte vive em hotéis para animais, o que aumenta as dívidas da instituição.
Por mês, o instituto realiza cerca de 30 adoções responsáveis, feitas a partir de um processo criterioso que respeita a vida do animal. No entanto, os resgates realizados em Campo Largo e na Região Metropolitana de Curitiba superam esse número, o que faz com que a “conta não feche”, conforme explica Mariane.
Para mais informações sobre como ajudar o instituto, basta acessar as redes sociais @sos4patas.pr ou o site institutosos4patasparana.org, que reúne todas as informações sobre adoção, apadrinhamento, loja e contato.