A Via Araucária avança com importantes projetos previstos no contrato de concessão e que têm como foco a segurança, a mobilidade e o desenvolvimento econômico da região. Além da duplicação da PR-423, em andamento desde agosto, a concessionária dará início nesta sexta-feira (19) às obras do Contorno Sul de Curitiba, começando pela construção de vias marginais. Um evento de oficialização e apresentação das obras acontece nesta sexta-feira, em Curitiba.
O projeto da PR-423 contempla 26 quilômetros de duplicação, no trecho que vai do km 9 ao km 35, conectando a BR-476, em Araucária, às BR-277 e BR-376, em Campo Largo. Atualmente, as equipes trabalham na fase de supressão vegetal, etapa inicial necessária para as próximas frentes de serviço.
O investimento inclui a construção de dispositivos de acesso e retorno em desnível e prevê conclusão até fevereiro de 2027. Segundo o diretor de engenharia da Via Araucária, Pedro Veloso, a obra terá reflexos diretos na segurança e no desenvolvimento da região. “A duplicação qualifica a infraestrutura rodoviária beneficiando o comércio e as empresas locais, melhorando o fluxo de veículos, reduzindo filas e, principalmente, aumentando a segurança de todos”, afirmou.
Os benefícios vão além das pistas duplas. O projeto prevê acostamento, canteiro central e iluminação em diversos pontos, reduzindo o risco de acidentes e proporcionando mais conforto aos usuários.
Obras no Contorno Sul
O Contorno Sul de Curitiba, considerado um dos trechos mais importantes e movimentados do Paraná, também começa a receber melhorias. As obras terão início pela implantação de cerca de 6 quilômetros de vias marginais, distribuídas em diferentes pontos para conectar segmentos já existentes.
As novas marginais contarão com duas faixas de tráfego, passeio e ciclovia, além de uma ponte sobre o Rio Barigui. A conclusão desta primeira etapa está prevista para 2027, terceiro ano da concessão.
O contrato ainda prevê um número maior de intervenções até 2029, quinto ano da concessão. Estão incluídas melhorias em entroncamentos, implantação de trincheiras, ampliação da rodovia principal para quatro faixas por sentido, implantação de ciclovias em ambos os lados das marginais e a construção de seis novas passarelas para pedestres.
As intervenções devem melhorar a mobilidade e a segurança de motoristas, pedestres e ciclistas, além de beneficiar o transporte de cargas até o Porto de Paranaguá e a ligação com o litoral de Santa Catarina.
Geral
Via Araucária inicia duplicação da PR-423 e obras no Contorno Sul de Curitiba