A primavera chegou ao projeto Medicando Alegria para encher de cor e fantasia os corredores do Hospital Infantil Waldemar Monastier, em Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba. No mês de setembro, o projeto dedicou-se a apresentar histórias voltadas aos animais e à natureza, envolvendo crianças, famílias e até mesmo profissionais da saúde em momentos de descontração e aprendizado.
Uma das apresentações trouxe a história “A festa no céu: um conto do nosso folclore", de Angela Lago, que conquistou a atenção de todos no ambulatório. Crianças e adultos participaram interpretando as aves do céu, tornando-se parte essencial da história. A proposta do projeto é sempre levar histórias dinâmicas e interativas, que transmitam mensagens positivas e ajudem a aliviar a rotina hospitalar.
Quem acompanha há quase dez anos o trabalho é Anelaine Ferreira, mãe de dois pacientes que frequentam semanalmente o hospital. “Ajuda muito as crianças. Elas ficam o dia todo aqui, então acabam ficando ansiosas, querem ter alguma coisa para brincar, e assim os atores ajudam muito a distrair eles, que têm tanta energia para gastar. Minha filha é autista e adora. Sempre quando vamos para o hospital ela pergunta sobre eles. Às vezes precisamos ficar no internamento, e eles vão fazer visitas para ela e ela fica muito feliz, adora. A gente pede para que eles fiquem, para ajudar as mães, as crianças, que é um incentivo para as crianças, um projeto muito bonito.”
Já para Patrícia Arnit, que estava no hospital pela segunda vez e presenciou pela primeira vez uma ação do grupo, a experiência também foi marcante. “Gostei muito, passa uma mensagem muito boa para as crianças durante a espera. Meu filho estava participando bastante, tirou ele do celular e ficou mais atento ao que estava acontecendo. É coisa boa para eles, eles gostam.”
Além das famílias, a ação é constantemente reconhecida pelos profissionais da saúde e pela equipe do hospital, que percebem a diferença no ambiente nos dias de apresentação.
“A primavera é um convite à renovação, à vida e às cores. Trazer esse tema para dentro do hospital significa mostrar para as crianças que, mesmo em meio ao tratamento, existe espaço para alegria e imaginação. Nosso objetivo sempre foi transformar o ambiente hospitalar em um lugar mais humano, onde o sorriso e a arte caminham juntos com a saúde. Quando vemos as crianças participando ativamente das histórias e as famílias envolvidas, temos a certeza de que estamos cumprindo nossa missão”, enfatiza o idealizador, Toto Lopes.
As apresentações acontecem sempre nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 11h nos ambulatórios, leitos, enfermarias e corredores do Hospital Infantil Waldemar Monastier. O projeto é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Caterpillar, Cimento Itambé e ON Petro Combustíveis, e conta com a realização da Toto Artes, Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução.
Sobre o Projeto Medicando Alegria
O Medicando Alegria está em sua terceira edição e leva alegria, magia e acolhimento a pacientes e familiares do Hospital Infantil Waldemar Monastier (HIWM), em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. Idealizado pelo artista Toto Lopes, o projeto utiliza arte, música, teatro, circo e contação de histórias, com a participação de mais de 20 profissionais. Empresas que atuam no regime de lucro real podem destinar parte do imposto de renda devido ao projeto e beneficiar milhares de famílias.
Foto: Lucas Rachinski