Domingo às 01 de Fevereiro de 2026 às 11:38:56
Geral

Estudantes de Campo Largo participam da Feira de Cultura Científica Paraná Faz Ciência, realizada em Curitiba

N Madeiras busca por áreas com plantação de pinus e eucalipto para compra e extração
N Madeiras busca por áreas com plantação de pinus e eucalipto para compra e extração
Estudantes de Campo Largo participam da Feira de Cultura Científica Paraná Faz Ciência, realizada em Curitiba

Duas escolas de Campo Largo participaram da Feira de Cultura Científica Paraná Faz Ciência (FECCI), realizada na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Neoville, em Curitiba. O evento deu visibilidade aos trabalhos científicos desenvolvidos na educação básica do Estado e reuniu projetos em três categorias: FECCI Kids (4º e 5º anos), FECCI Junior (Ensino Fundamental II) e FECCI Jovem (Ensino Médio, Técnico e EJA).
Os Colégios Estaduais Casemiro Karman, do Rivabem, e Otalípio Pereira de Andrade, de Bateias, apresentaram iniciativas de seus clubes de ciências, integrantes da Rede de Clubes Paraná Faz Ciência. O Casemiro Karman, com o clube “Plantando Ideias para um Futuro Sustentável”, desenvolve ações de agroecologia, vermicompostagem, pesquisas com abelhas sem ferrão, reaproveitamento de óleo e alimentação saudável. Sob coordenação da professora Vanda Gusmão Dobranski, o grupo participou da categoria FECCI Jovem com os trabalhos “Educação ambiental e sustentabilidade no cotidiano escolar” e “Comida sem desperdício: experiências sustentáveis no Colégio Casemiro Karman”.
Já o projeto “Hidroexploradores – Fossas Ecológicas”, do Colégio Estadual Otalípio Pereira de Andrade (CEOPA), propõe alternativas sustentáveis para reduzir o impacto ambiental das fossas negras, utilizando plantas que drenam e purificam a água do esgoto, evitando a contaminação do solo. Desenvolvido pelo professor Vanilson Lopes de Andrade com alunos do 8º ano e apoio da equipe pedagógica e da direção, o projeto busca conscientizar a comunidade sobre os benefícios dessa tecnologia.
A FECCI é promovida pelo NAPI Paraná Faz Ciência, com apoio da Fundação Araucária, SEED e SETI. A meta é consolidar o evento como uma ação anual e itinerante, fortalecendo a cultura científica e o uso de tecnologias desde o ambiente escolar em todo o Paraná.