Domingo às 01 de Fevereiro de 2026 às 11:38:19
Geral

Campo Largo vive um fim de ano de oportunidades e crescimento econômico

Campo Largo vive um fim de ano de oportunidades e crescimento econômico

O fim do ano se aproxima e, com ele, vem a expectativa de um período de forte movimentação econômica em Campo Largo. Tradicionalmente, o último trimestre é o mais importante para o comércio, e este ano deve ter um cenário mais positivo. Datas como o Dia das Crianças, a Black Friday e o Natal movimentam o varejo, os serviços e até a indústria local, trazendo fôlego e otimismo para empresários e consumidores.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação do município, Pedro Parolin Teixeira, destaca que essa é uma época estratégica não apenas para o fechamento de metas, mas também para o equilíbrio das contas de maneira geral. “O último trimestre é sempre primordial para a economia de uma cidade. É quando chega o 13º salário, as férias e o dinheiro disponível na mão da população. Com isso, a circulação financeira aumenta e o comércio sente o reflexo direto”, explica o secretário.
Ele ressalta que a Prefeitura tem voltado esforços para incentivar a população a consumir dentro do próprio município, fortalecendo o comércio de bairro e o setor de serviços, como por exemplo, as Feiras Itinerantes e outros projetos que fomentam este mesmo princípio. Porém, o Natal acaba sendo um ponto bastante importante deste investimento. 
“O município faz um investimento grande neste final de ano justamente para que o dinheiro circule dentro da cidade. Quando o cidadão prioriza visitar as praças, participar das programações e consumir em estabelecimentos locais, esses valores acabam retornando de alguma forma para ele mesmo, seja em melhorias, investimentos e mais qualidade de vida”, afirma o secretário.
Ele lembra que o ciclo econômico local é fortalecido a cada compra feita em Campo Largo. “Consumir em Campo Largo é ter a proximidade entre o consumidor e o lojista, garantir uma resposta rápida quando necessário e, principalmente, permitir que os recursos fiquem aqui. Quando compramos fora, esse dinheiro não volta mais em benefício para nós”, ressalta.
Segundo ele, o dinheiro que gira na cidade faz com que empresas cresçam, contratem mais pessoas e paguem melhores salários, gerando uma cadeia de desenvolvimento que movimenta desde o pequeno empreendedor até a indústria, inclusive a tradicional indústria de porcelana, que também registra aumento nas vendas nesta época do ano.

Cenário mais positivo e otimismo para 2026
Após um 2024 considerado economicamente mais desafiador, o cenário para 2025 já mostra sinais de recuperação. “Já tivemos um Dia das Mães com crescimento e uma Feira da Louça que quebrou recorde de público. São indícios claros de que o campo-larguense está retomando a confiança e voltando a consumir e que pessoas de fora da cidade também estão frequentando Campo Largo”, pontua o secretário.
Ele acrescenta que 2025 deve encerrar com resultados bem mais positivos, impulsionados por esse conjunto de datas comemorativas e pelo aumento da circulação de recursos na cidade.

O que já se sabe sobre o Natal
Campo Largo também se prepara para um Natal especial, com programação cultural e decorativa que deve atrair famílias e movimentar o comércio central. “Já estivemos em diálogo com a Acicla e teremos luzes na região central e também em bairros, justamente para fomentar o comércio e incentivar as pessoas a circularem. Algumas estruturas já começaram a ser montadas e em breve o prefeito Mauricio Rivabem fará o anúncio oficial. Este será um dos melhores natais que já aconteceram em Campo Largo”, adianta Parolin.
De acordo com informações já divulgadas em canais oficiais, grandes shows nacionais estão programados para os dias 07, 14 e 21 de dezembro, no Parque Newton Puppi, como parte das festividades. Em conversa com a Folha de Campo Largo, o prefeito Mauricio Rivabem disse que a abertura do Natal está prevista para acontecer no final do novembro. 
A proposta é que as atrações atraiam o público para a cidade e estimulem o consumo nos estabelecimentos locais, desde os ambulantes credenciados nos shows dentro do parque, como também no comércio formal em toda a cidade.

Cidade atrativa para investir e empreender
Além das ações voltadas ao Natal, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico mantém programas contínuos de apoio ao empreendedor, com atendimento e capacitação para todos os portes de empresa.
“Para os microempreendedores individuais, há a Sala do Empreendedor, com qualificação, microcrédito e orientação. Para empresas médias, oferecemos cursos e o suporte da Agência do Trabalhador. Já para grandes investidores, temos todo o apoio necessário para a instalação de novos negócios”, explica o secretário.
O interesse por Campo Largo, segundo ele, tem crescido consideravelmente nos últimos meses. “Semanalmente, recebemos empresários interessados em conhecer a cidade. As obras de duplicação da PR-423 e as melhorias previstas para a BR-277 têm colocado Campo Largo em evidência. Os olhos estão voltados para cá”, finaliza.

Foto: Brunno Zotto