A estudante campo-larguense Milena Fedalto, do Colégio Sesi, está transformando ciência, sustentabilidade e empreendedorismo em resultados concretos. Integrante do programa Iniciação Científica Júnior, ela desenvolveu por meio de estudos o projeto “Mordidas Nutritivas”, um petisco funcional e de baixo custo, que é destinado a cães com carência nutricional. A produção do petisco utiliza verduras que seriam descartadas pela agricultura local e pelos Centrais Estaduais de Abastecimento (CEASAs).
Conforme explica a professora Amanda, a premissa do programa de iniciação científica é incentivar os estudantes a pesquisarem problemas reais, testarem hipóteses e apresentarem soluções inovadoras, de maneira totalmente gratuita. Com orientação dos professores, os alunos aprendem a observar, experimentar, analisar resultados e desenvolver autonomia, criatividade e pensamento crítico.
A ideia surgiu de uma observação pessoal, quando Milena percebeu que a cachorrinha dela apresentava deficiência nutricional e dificuldades de suplementação. Milena também se incomodava com o desperdício de alimentos e o impacto ambiental gerado pelo descarte inadequado de verduras e legumes.
A partir disso, ela criou um petisco funcional elaborado com hortaliças fora do padrão de comercialização, que são produtos que seriam descartados por agricultores locais e pelo CEASA. O projeto rapidamente ganhou força e estabeleceu uma parceria oficial com o CEASA, permitindo que Milena colete gratuitamente os alimentos para o desenvolvimento dos protótipos.
Durante a pesquisa, a estudante realizou testes de durabilidade, buscou apoio de ONGs para doação dos petiscos e até mesmo desenvolveu uma embalagem biodegradável com sementes nativas, que pode ser plantada após o consumo.
Com apenas seis meses de execução, o projeto já rendeu resultados expressivos e Milena conquistou importantes premiações em eventos regionais e nacionais. Entre eles está o destaque no Ensino Médio na Dual Science Fair (Florianópolis); credencial para a Mostratec, pela Feira de Iniciação Científica do Pontal do Triângulo Mineiro; 2º lugar em Ciências Agrárias na Ficiencias (Foz do Iguaçu); 2º lugar em Ciências Sociais na Mostratec; 1º lugar em Empreendedorismo; 1º lugar em Empreendedorismo na FICSESI (Feira de Iniciação Científica do SESI-PR) e 1º lugar Geral da FICSESI, entre 102 projetos.
Geral
Estudante cria petisco sustentável para cães e conquista prêmios nacionais em iniciação científica