Visando a integração das forças de segurança no estado e a criação de um Conselho Permanente Integrado, o Governo do Paraná instituiu na quinta-feira (11) um Grupo de Trabalho Interinstitucional e Campo Largo foi representado pelo comando da Guarda Municipal.
A iniciativa marca um avanço histórico na integração entre estado e municípios, fortalecendo protocolos, modernizando rotinas de atendimento e ampliando o diálogo permanente entre as forças de segurança.
“O que vimos é um movimento concreto do Governo do Estado para reconhecer o papel das Guardas no sistema de segurança,” afirma o Comandante da Guarda Municipal de Campo Largo, coordenador do Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais da Região Metropolitana de Curitiba (Coin-GM) e vice-presidente do Conselho Estadual de Gestores Municipais de Segurança Pública, Marcos Leitão. “Teremos, finalmente, um espaço institucionalizado de diálogo e com potencial apoio de investimentos. Isso é fundamental para atuarmos de forma integrada e entregarmos mais segurança ao cidadão”, concluiu.
O novo colegiado busca unificar procedimentos, compartilhar dados, aprimorar a formação continuada e estruturar critérios para apoio técnico e financeiro às Guardas Municipais de todo o Estado.
Ainda segundo Leitão, embora cada cidade tenha sua realidade, os desafios enfrentados pelas forças de seguranças são comuns e o Conselho servirá como canal direto de diálogo entre os municípios.
No início de 2026 será realizado um encontro on-line para apresentar as diretrizes discutidas no Encontro de Segurança Pública. Na sequência, serão promovidas câmaras temáticas voltadas à construção da minuta do projeto de lei que instituirá o Conselho Permanente Integrado.