Terça-feira às 22 de Julho de 2025 às 02:35:40
Geral

Colônia Rebouças

25-06-2010

A mais antiga colônia da Região Metropolitana de Curitiba, a Colônia Rebouças, em Campo Largo, está em festa.

 Colônia Rebouças

25-06-2010

Um sonho de mais de 50 anos, alvo de promessas de muitos políticos que deixaram desconfiados os moradores da mais antiga colônia da Região Metropolitana de Curitiba, a Colônia Rebouças, em Campo Largo, começa a tornar-se realidade. A pavimentação dos quase dois quilômetros da estrada que liga a colônia à Estrada do Mato Grosso, prometida pelo vice-governador Orlando Pessuti, no dia oito de fevereiro, começou a ser executada nesta quinta-feira (24).
   Durante anos, os moradores tiveram que conviver com o péssimo estado de conservação da estrada, sempre cheia de lama, buracos e atoleiros quando chove, e muito pó, nos períodos de estiagem. Muitos se acostumaram, mas nunca aceitaram. No início do ano a Prefeitura Municipal efetuou a readequação da estrada, mas o que todos queriam mesmo era o asfalto, que finalmente está chegando.

Dificuldades

Um filho ilustre da Colônia, o arcebispo emérito de Curitiba e Região, Dom Pedro Fedalto, foi quem intercedeu, com o prefeito Edson Basso, junto ao governador Orlando Pessuti, pela pavimentação da estrada. O trecho não é longo, menos de dois quilômetros, mas tem dois pontos de frequentes deslizamentos de terras, nos períodos de chuva, e um aclive/declive com muita lama, solo escorregadio e perigoso.
   Fundada por colonizadores vieram de Gênova no fim de 1877, e se instalaram inicialmente em Morretes, no litoral do Paraná, e alguns meses depois várias das famílias partiram para Curitiba, chegando à Campo Largo, na localidade à qual deram o nome de Colônia Antônio Rebouças. O nome foi dado em homenagem aos irmãos engenheiros Antônio Pereira Rebouças Filho e André Rebouças, responsáveis pela construção da estrada de ferro que liga Paranaguá a Curitiba. Na época, a gleba de terras foi dividida em 34 lotes, que hoje são habitados por cerca de 150 famílias de colonos italianos, poloneses e brasileiros.
   Com uma história de mais de 130 anos, a colônia Rebouças é berço de muitas famílias tradicionais de Campo Largo, com os Marochi, os Fedalto, os Colatusso, os Rigoni, os Benato, os Zettera, os Gorski e tantos outros. A pavimentação da estrada da Colônia Rebouças poderá ser o marco de épocas, um novo momento para os moradores da região.