08-01-2010
Eros, um Pastor Alemão, no interior de uma viatura da Guarda Municipal, sentindo-se em casa.
08-01-2010
Três cães policiais adestrados, dois pastores e um Labrador, já estão em Campo Largo e começam a ser utilizados em operações especiais da Guarda Municipal. Eros e Rambo, os pastores, e Tayson, o Labrador, vieram da Guarda Municipal de Fazenda Rio Grande, têm cerca de três anos e estão prontos para serem "adotados" por dois guardas municipais, "cinófilos", que ficarão responsáveis como tratadores e companheiros de trabalho dos cães.
O secretário Municipal de Segurança, Benedito Facini, disse que os cães serão utilizados em locais de grandes concentrações, com o objetivo de prevenir tumultos. "Não adianta levar os cães depois que o problema já aconteceu, temos que usá-los preventivamente", disse. Ele cita dois locais como preferenciais para o uso dos cães, no policiamento, o Parque da Lagoa e o Calçadão da XV. "Vamos utilizá-los sempre que necessário, principalmente para encontrar drogas", acrescentou.
Canil
O Canil definitivo da Guarda Municipal de Campo Largo, ainda não está construído. A Guarda já recebeu o material de construção e a obra deve iniciar nos próximos dias. Por enquanto os cães estão em um canil improvisado, nos fundos do quartel da Guarda, perto do local onde será construído o canil definitivo, maior e com toda a infra-estrutura para o abrigo seguro e confortável para os animais.
O secretário disse, ainda, que quatro guardas municipais foram escolhidos para serem "cinófilos", mas nesta primeira etapa do Canil só dois serão escolhidos. Os próprios cães é que vão escolher os seus "cinófilos", disse ele, acrescentando que deve existir um perfeito entrosamento entre o guarda e o seu cão. "Eles vão ser amigos, parceiros de trabalho", explicou.
A Reportagem da Folha acompanhou uma parte do treinamento dos cães, no momento da "entrega" dos animais, pelo treinador, para a Guarda Municipal. Agora eles estão em processo de adaptação e aprendendo a reconhecer a voz e os comandos dos seus novos parceiros de trabalho. No treinamento, Eros, um Pastor Alemão de três anos, executou vários exercícios, sob o comando de um dos guardas municipais, inclusive ordens para sentar, deitar, agir, entrar na viatura e vistoriar um veículo. O animal obedeceu a todos os comandos, com agilidade e presteza.