17-09-2010
Um homem foi detido no quilômetro 139 da BR-277, em Balsa Nova, na quinta-feira (09) quando transportava um filhote de tigre de cerca de 60 dias irregularmente.
17-09-2010
Um homem foi detido no quilômetro 139 da BR-277, em Balsa Nova, na quinta-feira (09) quando transportava um filhote de tigre de cerca de 60 dias irregularmente. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o animal estava em uma gaiola na carroceria de uma caminhonete F-250, com placas de Maringá
O homem falou para os policiais que seguia de Maringá para Curitiba, mas há a suspeita que ele estaria levando o filhote para o Rio Grande do Sul. Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) fizeram a autuação e a apreensão do animal.
Segundo a assessoria de imprensa do Ibama, o homem tem uma licença de mantenedor de fauna exótica, normalmente concedida para as pessoas que têm posse de animais como tigres e leões. Neste caso, o criador pode cuidar do animal, mas não pode promover a reprodução em cativeiro, proibida desde 2008 para os mantenedores.
Neste caso, o criador foi autuado pelo transporte irregular do filhote, já que ele não possuía a licença exigida pelo Ibama para viagens com o animal, e por ter reproduzido a espécie em cativeiro. O homem vai enfrentar um processo administrativo interno e deve pagar uma multa de R$ 5 mil, já que o tigre é uma espécie em extinção. Ele também pode responder um processo da justiça por descumprir a lei ambiental.
O filhote passou a ser cuidado por veterinários do Ibama onde foi feita uma avaliação completa do seu estado de saúde. Ele deve ser encaminhado para uma instituição com registro no Ibama, que pode ser um zoológico ou outro mantenedor.