Terça-feira às 03 de Fevereiro de 2026 às 09:04:57
Política

Projeto em regime de urgência para ampliar quadro de servidores efetivos será analisado na Câmara Municipal

Projeto em regime de urgência para ampliar quadro de servidores efetivos será analisado na Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Campo Largo deve votar, na primeira sessão ordinária desta terça-feira (03), o Projeto de Lei nº 2/2026, que tramita em regime de urgência e propõe a ampliação do número de vagas em diversos cargos de provimento efetivo do quadro de servidores municipais. Conforme descrito no projeto, a proposta altera dispositivos da Lei Municipal nº 2.353/2011, que instituiu o Plano de Cargos e Vencimentos do funcionalismo público. Se aprovada, segue para sanção do prefeito.

O projeto autoriza o aumento de vagas em carreiras das áreas administrativa, técnica, ambiental, contábil e, principalmente, da saúde. Ainda segundo o documento, todos os cargos listados são de provimento efetivo, ou seja, preenchidos via concurso público, o que, conforme a lei, garante estabilidade ao servidor após o estágio probatório e assegura continuidade técnica e independência na execução das atividades típicas da administração pública. Esse modelo difere dos cargos em comissão, que são de livre nomeação e exoneração.

De acordo com o texto, a ampliação atinge 20 diferentes funções. Entre elas, estão cargos administrativos, técnicos e de nível superior. No grupo administrativo, o projeto prevê mais 10 vagas para o cargo de Administrativo (40 horas semanais), além de quatro vagas para Fiscal Ambiental, quatro para Fiscal de Edificações/Obras, quatro para Fiscal de Posturas, três para Técnico de Meio Ambiente e três para Técnico de Segurança do Trabalho.

Na área profissional e técnica especializada, o projeto amplia o quadro com duas vagas para Analista Ambiental, duas para Analista de Informação, quatro para Arquiteto, quatro para Engenheiro Civil, duas para Biólogo e uma para Geólogo. Também estão previstas 15 novas vagas para Técnico em Contabilidade.

O maior volume de criação de vagas está concentrado no grupo ocupacional da Saúde. O texto prevê a abertura de 10 vagas para Auxiliar de Farmácia, 15 para Enfermeiro com carga de 30 horas semanais e 25 para Técnico em Enfermagem (40 horas). Para médicos, o projeto autoriza mais 20 vagas para Médico 24 horas, 15 para Médico 40 horas, além de três vagas para Médico Psiquiatra Adulto/Infantil com carga de 20 horas. Também estão previstas cinco vagas para Farmacêutico Bioquímico 20 horas, 10 para Farmacêutico Bioquímico 40 horas e duas para Médico Veterinário 40 horas.

 

Outros projetos em regime de urgência

De acordo com a pauta da sessão, também haverá alteração na Lei Municipal nº 2.347, de 22 de novembro de 2011, que dispõe sobre o Novo Estatuto dos Servidores de Campo Largo, dando nova redação aos parágrafos 4º e 5º do art. 8º, ficando assegurado à pessoa afrodescendente o direito de se inscrever em concursos públicos, com reserva de 10% (dez por cento) das vagas oferecidas nos concursos públicos efetuados pelo Poder Executivo Municipal para provimento de cargos efetivos. O texto também estabelece que a reserva de vagas será aplicada a partir da 10ª vaga e, depois, na 20ª, 30ª e assim sucessivamente.

Também tramita em regime de urgência o Projeto de Lei nº 8, de 26 de janeiro de 2026, que concede aos profissionais do Magistério do Município de Campo Largo, integrantes do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração, aumento salarial de 3%, a título de ganho real, com efeitos a partir de 1º de janeiro de 2026.

Por fim, consta na pauta a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento da Câmara Municipal de Campo Largo para o exercício financeiro de 2026, no valor de R$ 50 mil.

Deve ocorrer também a eleição dos membros das Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Campo Largo durante a sessão desta terça-feira.