16-10-2009
Oito assassinatos, a maioria com sinais de execução, foram registrados em Campo Largo desde o final do mês de setembro e início de outubro.
Oito assassinatos, a maioria com sinais de execução, foram registrados em Campo Largo desde o final do mês de setembro e início de outubro, e estão sendo investigados pelo delegado Haroldo Luiz Vergueiro Davison, que recentemente assumiu a Delegacia de Polícia da cidade. Em cada caso, alguns passos já foram dados, e nenhum deles ficará sem resposta, segundo informações do próprio delegado.
O delegado disse que dará prioridade nas investigações, aos crimes mais recentes, mas não descartou que, tão logo esses casos sejam solucionados, as investigações se voltarão para os crimes mais antigos. O delegado devolveu às prefeituras, todos os funcionários cedidos pelos municípios e está trabalhando com os estagiários, apenas, enquanto aguarda a chegada dos investigadores concursados.
Quinta
O inquérito que apura a morte de Marcos Antonio Pauloski Coibra (24), crime ocorrido na madrugada de 24 de setembro, em frente à Churrascaria Quinta, já tem um suspeito identificado e preso. Trata-se de Fabiano Franco da Luz, capturado por policiais militares no último dia sete, em companhia de outros dois rapazes, com armas, uma das quais pode ter sido utilizada no crime. Nesse inquérito já foram ouvidas várias testemunhas, que reconheceram Fabiano como envolvido no crime.
Águas Claras
O outro assassinato, que vitimou Leandro Padilha Werner dos Santos (31), ocorrido na mesma data, 24 de setembro, à noite, na saída de um bar no Águas Claras, também já tem um suspeito identificado. Nesse, o delegado também já ouviu testemunhas e familiares, e está investigando se o caso tem relação com o assassinato ocorrido em frente à Churrascaria Quinta.
Santo Ângelo
A morte de Alessandre Cordeiro Pereira (32), vítima de vários tiros de pistola Ponto 40, na madrugada do dia 11 de outubro, atrás do cemitério de Santo Ângelo, também já tem suspeitos identificados pela Polícia. O delegado informou que já ouviu familiares e que os nomes dos suspeitos estão sendo investigados. Nesse caso, há fortes indícios de execução, possivelmente provocado por dívida de drogas.
Casa Noturna
O assassinato do garçon Kassio Murilo Martins, ocorrido no interior do Clube California, no Partênope, no último dia 11, também já tem nomes dos suspeitos levantados pela Polícia. O delegado começou a ouvir testemunhas e os familiares da vítima, além dos responsáveis pela casa noturna e seguranças. As investigações desse crime devem ocorrer rápidamente, principalmente pela possibilidade de identificação de todos os envolvidos.
Escadão
O crime mais recente, que vitimou Bruno Acir Malaquias (20), no Escadão, de uma mercearia desativada na Rua Benedito Soares Pinto, proximidades do posto São José, às 22h15min., de terça-feira (13), também está no rol de prioridades de investigação. Esse crime também tem indícios de execução por dívida de drogas, e pode ter a autoria conhecida, em breve, no decorrer das investigações. Os investigadores já têm pistas que podem levar aos assassinos.
Reciplast
Um pouco mais antigo, o assassinato do jovem Celso Luiz Lacheski (28), numa empresa recicladora de plásticos, na Vila São Luiz, crime ocorrido na noite de 25 de setembro, é um dos mais intrigantes. Aparentemente seria um assalto, seguido de execução, mas há indícios fortes de assassinato por vingança, ou crime de execução, a mando de terceiros. O inquérito está aberto, no aguardo de investigações que levem aos autores do crime.
Ferraria
Ainda do final de setembro, dia 28, há a morte de David Gabriel de Jesus (35), jardineiro, assassinado a pedradas na Estrada do mato grosso em frente às igreja da Ferraria. Poucas são as informações que a Polícia tem sobre os possíveis autores desse crime. David pode ter sido vítima de vândalos, ou de assaltantes, quando voltava para casa depois de freqüentar um culto religioso, nas proximidades.
Gorski
Dos oito assassinatos mais recentes, nos últimos 30 dias, o que vitimou o jovem Iverson Marcelo Gorski (22), também se situa entre os mais intrigantes. Ele foi assassinado no dia 26 e seu corpo foi encontrado no interior do seu veículo, no dia seguinte, na região de São João do Povinho. Quando foi encontrado, parecia tratar-se de suicídio, mas logo os investigadores desconfiaram de que o corpo estava muito arrumado, no banco do motorista, e deduziram que o rapaz foi executado. Nesse caso, os policiais ainda não têm a identificação dos criminosos.
Outros crimes mais antigos continuam sem uma solução, na Delegacia de Campo Largo. Enquanto mais passa o tempo, mais distantes e mais difíceis ficam as investigações. A cidade tem um histórico muito grande, de crimes sem solução.